Texto teatral Meio Ambiente - OS SUPER-LIMPOS ENFRENTAM O DR SUJÃO



OS SUPER-LIMPOS ENFRENTAM O DR. SUJÃO

De Emílio Carlos

(Cenário: um parque ecológico com árvores, um riacho, flores, borboletas, passarinhos. Entram 3 crianças)

MÍRIAM – É tão gostoso aqui no parque ecológico!

ZECA – Gosto do ar puro daqui. E da natureza por toda parte.

JÚLIO – Aqui o Meio Ambiente está preservado.

MÍRIAM – A natureza é respeitada.

ZECA – E os bichos vivem felizes.

JÚLIO – Que bom se todos os lugares fossem assim!

MÍRIAM – Vamos olhar o lago?

ZECA E JÚLIO – Vamos!

(Os três saem. Em seguida entra Dr. Sujão, trazendo um grande saco preto de lixo)

DR. SUJÃO – Ah, que lugar horrível! Vocês sabem quem sou eu? Eu sou o Dr. Sujão. Adoro coisas sujas! Sabem do que eu mais gosto? De destruir o meio ambiente! Destruir a água que todos bebem, o ar que todos respiram e o solo em que todos vivemos. Vou fazer uma coisa bem suja agora: vou sujar todo o Parque Ecológico! (ri, e depois cantarola algo desafinado)

(Do saco de lixo ele pega as coisas que vai jogando no meio ambiente)

DR. SUJÃO – Eu quero o solo sujo e poluído! (joga lixo no chão) Quero a água poluída também!

(joga lixo na água e um pedaço de plástico preto simbolizando óleo)

DR. SUJÃO – Isso: lixo na água. E agora: óleo! (ri) E quero um ar poluído!!

(Pega uma lata de spray escrito gás e faz de conta que joga gás no ar)

DR. SUJÃO – Isso! Muito gás e fumaça pra todos tossirem! (ri) E acabou-se o parque ecológico! (ri e sai)

(As três crianças voltam)

MÍRIAM – (tosse) Gente: o que aconteceu?

ZECA – Agora há pouco estava tudo limpo! (tosse)

JÚLIO – Mas vejam agora! O meio ambiente está destruído.

DR SUJÃO – (entra) Fui eu que sujei tudo. E vou sujar ainda mais! Até que os bichos morram e as pessoas fiquem doentes!

MÍRIAM – Pois você vai limpar isso agora!

DR. SUJÃO – Não vou não!

ZECA – Vai sim!

DR SUJÃO – Não vou não!

JÚLIO – Limpa senão você vai se ver comigo!

DR SUJÃO – Pois eu não estou nem aí pra vocês, seus limpinhos metidos.

(pega o spray e joga – imaginariamente – nas 3 crianças, que tossem mais ainda).

MÍRIAM – Gente: nós precisamos sair daqui!

ZECA E JÚLIO – É mesmo!

MÍRIAM – Plano B pessoal!

(Os três saem)

DR SUJÃO – Até parece que três crianças bobas podem me vencer. (ri) Eu vou é sujar mais ainda. (joga mais lixo e se diverte com isso)

(As crianças voltam, agora com uma capa de super-herói cada e uma máscara nos olhos. Míriam está de branco, Zeca de azul e Júlio de marrom)

MÍRIAM – Parado aí, Dr. Sujão!

DR SUJÃO – Ué: quem são vocês?

OS TRÊS – Nós somos os super-limpos!

ZECA – E sua carreira de sujeira está acabada!

DR. SUJÃO – Isso é o que veremos!

(pega o spray e tenta soltar nos 3. Mas eles reagem. Um a um cada um cruza os punhos apontando para dr. Sujão e ficam lado a lado)

MÍRIAM – Poder do ar!

ZECA – Poder da água!

JÚLIO – Poder do solo!

(Sonoplastia: sons de efeitos especiais. Pode ser de filme de naves estelares)

(Há uma luta do spray do dr. Sujão contra os poderes dos 3. Mas ele vai perdendo e vai se arcando, vencido pelos poderes da natureza)

DR. SUJÃO – Não! Não.! Vocês não podem ganhar. Nãããããooooo.... (cai no chão e desmaia)

OS TRÊS – Vencemos! Viva!

MÍRIAM – O Dr Sujão já era!

ZECA – É. Mas olha a sujeira que ele deixou aqui.

JÚLIO – Vamos precisar de ajuda!

MÍRIAM – Quem nos ajuda a limpar a natureza?

(Eles escolhem algumas crianças. Entregam sacolas para que elas ajudem a recolher o lixo. Música. No final os ajudantes se sentam)

MÍRIAM – Agora está tudo limpo de novo!

ZECA – Água, ar e solo.

JÚLIO – E é assim que precisa ficar.

MÍRIAM – (ao público) Quem nos ajuda a cuidar do meio ambiente levanta a mão!

OS TRÊS – Tchau! Tchau!

(Recebem os aplausos. O ator do Dr. Sujão também se levanta. Música para o final)

Obs. 1 – O cenário pode ser feito com TNT, papel, papelão, material reciclado.

Obs.2 – Os nomes das crianças podem ser mudados. Podemos Ter 3 meninas, 3 meninos ou uma equipe mista, como na peça, dependendo da disponibilidade dos atores.

Obs. 3 – O Dr. Sujão pode ser feito por um adulto – roupas sujas e escuras.

Obs. 4 – Caso a sala tenha mais alunos interessados você pode colocar por exemplo 2 crianças para serem da água, 2 do ar e 2 do solo. Ou as crianças que não participarem da peça podem formar a Patrulha da Limpeza. Nesse caso os 3 ao invés de chamarem crianças do público na hora da limpeza chamariam a Patrulha.



F I M